sexta-feira, 2 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - Bin Laden



Escolhi o cartoonBin Laden”, da autoria de um artista plástico sueco chamado Riber Hansson, publicado no jornal Sydsvenska Dagblaget, em 2007, para comentar nesta sessão.
Este cartoon consiste numa imagem em que Bin Laden, à semelhança de um encantador de serpentes, usa uma arma como instrumento para encantar o cérebro de uma pessoa. As cores são claras, dando um ar “angelical” à figura de Bin Laden, o que contrasta com a faixa que usa na cabeça manchada de sangue, provavelmente, das suas vítimas, aqueles que ele conquistou pelo poder das armas ou os inocentes que matou em atentados. Dá para concluir, pela imagem, que Bin Laden, um famoso terrorista até há bem pouco tempo o mais procurado do mundo, usava a linguagem das armas para conquistar seguidores e para espalhar o medo nos países ocidentais. Era considerado muito perigoso e, por isso, foi capturado e morto por tropas norte-americanas no Paquistão.
Gostei muito deste cartoon porque retrata uma das pessoas mais faladas de todos os tempos e porque se consegue perceber um bocado do que Bin Laden foi para muitas pessoas.

Tiago Alves 9.ºA

1 comentário: