sexta-feira, 2 de março de 2012

4.ª sessão - Cartoons - Doping



Jaume Capdevila é o autor do cartoon que vou analisar nesta sessão do Clube de Leitura e que foi publicado, em 2007, no jornal espanhol Mundo Deportivo
Neste cartoon, que tem como título "Doping’’, vê-se um ciclista com equipamento azul claro preso por uma seringa, ou seja, o ciclista, por mais que se esforce, vê-se impedido de continuar a pedalar porque tem uma seringa que lhe prendeu os calções e lhe deixa a descoberto parte do corpo. Ao mesmo tempo, fica-se com a ideia de que, se a seringa se libertasse, o ciclista era projetado a toda a velocidade para a frente.
É clara a intenção crítica do cartoonista que, assim, chama a atenção para os perigos do uso ilícito de substâncias para aumentar o rendimento dos atletas. Quererá ele dizer que, contrariamente ao que se possa pensar, o doping não traz vantagens, bem pelo contrário, poderá revelar-se como um obstáculo à obtenção de bons resultados e ser um motivo de vergonha, quando descoberto. Este cartoon retrata o caso do doping no ciclismo, mas sabemos que é frequente em todas as modalidades de competição existirem atletas que recorrem a substâncias para melhorarem os seus resultados. Penso que a mensagem deste cartoon poderá chegar a todos os que se vêem tentados a experimentar o doping e, quem sabe, demovê-los de enveredar por esses caminhos.
 

Mário Azevedo, 9.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário